Dia Mundial da Tuberculose

Blog description

O que é a Tuberculose?

É uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que é transmitida pela via aérea e que afecta prioritariamente os pulmões.

Como se transmite e propaga a doença?

A forma de contágio dá-se por via inalatória, ou seja, o doente infectado com tuberculose pulmonar ao tossir, espirrar, falar ou cantar emite gotículas que podem conter bacilos em suspensão, que ao serem inalados por outras pessoas entram no seu sistema respiratório. Em 70% dos casos, o sistema imunitário consegue destruir os bacilos. Nos restantes 30%, o bacilos multiplicam-se, entram na circulação e ficam em estado adormecido por longos períodos, isto é, infecção latente. Deste grupo, apenas 10% irão desenvolver a doença se não fizerem tratamento preventivo.

Sintomas, diagnóstico e cuidados?

Os sintomas mais comuns são: tosse prolongada, dores no peito, cansaço ou fadiga, perda de peso, febres baixas e suores nocturnos. Quando a tuberculose atinge outros órgãos como os gânglios, as meninges, o pericárdio, os ossos, os rins, a pele ou os intestinos, a sintomatologia é dispersa.

O diagnóstico pode ser feito através de dois testes: teste cutâneo de tuberculina de Matoux ou por exame ao sangue, podendo ainda serem realizados raio-X ao tórax e exames à expectoração.

O tratamento da tuberculose é feito com antibióticos fornecidos pelas unidades de saúde diferenciadas na área da tuberculose, como centros de Diagnóstico Pneumológico e têm a duração mínima de 6 meses.

Prevenção da doença!

A prevenção faz-se pela vacinação com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin) em recém-nascidos de zonas endémicas, pela detecção precoce através de rastreios e início imediato do tratamento, pelo controlo de infecções e também pela educação e campanhas informativas da doença.

OMS: A doença tem cura, mas precisa de ação!

A OMS alerta para a necessidade de investimento na investigação, na vacinação e nos tratamentos, principalmente nos países mais pobres e com elevada densidade populacional.