Skip to content Skip to footer

Consulta de Podologia

Drª.Mariana Oliveira

Licenciada em Podologia pela Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa

A Podologia é uma ciência na área da saúde que se dedica à investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias que afetam o pé e o membro inferior, e suas repercussões no restante organismo humano.

ÁREAS DE INTERVENÇÃO

Área da podologia que estuda e avalia as patologias do membro inferior das crianças, de forma a proporcionar um desenvolvimento correto e adequado evitando problemas na idade adulta.

A podologia geriátrica é umas das principais áreas de atuação da podologia uma vez que os nossos pés vão sofrendo desgaste ao longo da vida, ao mesmo tempo que com a idade a avançar também começam a aparecer novas patologias que provocam dor e desconforto. A intervenção do podologista é importante para controlar estes sintomas e melhorar a qualidade de vida do idoso.

No desporto os pés ficam ainda mais sujeitos a pressões e consecutivamente sujeitos ao aparecimento de diversas patologias. A podologia pode ajudar a prevenir possíveis lesões, ajudar no tratamento de lesões já existentes e assim aumentar o desempenho dos desportistas.

Inclui-se nesta categoria os pacientes que têm patologias que podem trazer repercussões ao pé e ao membro inferior, como por exemplo a diabetes, a artrite reumatoide, a má circulação, entre outras. Estes pacientes apresentam maior suscetibilidade ao aparecimento de patologias, sendo a intervenção do podologista importante para ajudar na prevenção e tratamento das mesmas.

Os suportes plantares são completamente personalizados e confecionados com base no molde do pé de cada paciente e de acordo com a patologia em questão.

São dispositivos que podem ser aplicados em diversas patologias, tais como: fasceíte plantar, pé plano, pé cavo, esporão do calcâneo, tendinites, neuromas, calos/calosidades, provocadas pelo mau apoio do pé, entre outras.

As suas principais funções são:

            – Aliviar e redistribuir as pressões plantares;

            – Aliviar dores a nível do pé, tornozelo e joelho;

            – Melhorar a postura corporal;

            – Corrigir ou compensar patologias estruturais, como pé plano ou pé cavo;

            – Melhorar a performance do desportista.

Quando deve procurar um Podologista? (patologias mais frequentes)

Onicomicoses (micose da unha);
Onicocriptose (unha encravada);
Dermatomicose (micose da pele);
Helomas (calos);
Hiperqueratoses (calosidades);

Fissuras (gretas);
Verrugas plantares;
Hiperhidrose (excesso transpiração);
Pé cavo;
Pé plano;
Esporão do calcâneo.